terça-feira, 21 de agosto de 2012

O QUE ROLOU EM LANTERNA VERDE 1




Por João Roberto da costa

Em Junho do corrente ano chegou as bancas tupiniquins pelo módico preço de R$ 5,90 a primeira edição da revista do Lanterna Verde. A edição é composta por 68 páginas e traz em seu bojo três histórias.

A edição abre com a história do Lanterna Verde de Geoff Johns. A narrativa do referido autor é bastante rasa, consequentemente o leitor se depara com uma leitura rápida e que em nenhum momento empolga.

Três pilares sustentam o enredo de Johns, a saber, o desempregado e endividado Hal Jordan que não é mais um Lanterna Verde e por causa disso está deslocado no mundo. Sinestro que agora é um Lanterna Verde contra a sua vontade e que percebe que a Tropa Sinestro escravizou o povo de Korugar. E os Guardiões que querem dar um jeito de acabar com as emoções que Ganthet sente, afim de reintegra-lo a coletividade dos Guardiões.

Além de um roteiro fraco a revista ainda conta com os desenhos de Doug Mahnke. E isso não é uma boa notícia, pois o cara tem um estilo de arte sofrível, seus desenhos são irregulares e em alguns momentos os olhos e os sorrisos dos personagens parecem mais de um zumbi do que de um ser vivo.

Na sequência o leitor se depara com a Tropa dos Lanternas Verdes de Peter Tomasi. Tomasi é um cara que escreveu meio que escorado no Johns e a consequência disso é que os Lanternas Verdes da Terra que ele usa na história também estão desempregados.

Entretanto, ele tem uma premissa interessante, pois Lanternas Verdes têm sido assassinados e recursos naturais de vários planetas estão desaparecendo. E nisso ele consegue instigar a curiosidade do leitor para o que vem a seguir, consequentemente ele produz um roteiro interessante com diálogos bem elaborados, provocando no fã uma coisa importante, interesse pelo que está acontecendo.

Não bastasse o bom roteiro, Tomasi tem como desenhista Fernando Pasarin que dá um show. Quando roteiro e arte são bons o gibi ganha destaque, por causa disso a Tropa é a melhor revista do Mix na presente edição do Lanterna Verde.

Fecha a edição a série estrelada por Kyle Rayner intitulada Os Novos Guardiões. A temática proposta por Tony Bedard é bem simples, ou seja, anéis de outras tropas deixam seus donos e escolhem Rayner como seu novo portador, isso atrai a atenção dos Lanternas de outras tropas que querem puni-lo por ser ele um ladrão de anéis, mas ele não é, a partir disso a confusão toma conta, pois o conflito torna-se inevitável.


Os Novos Guardiões não é uma grande história, mas diverte e a arte de Tyler Kirkham é bem consistente, tornando a história agradável visualmente falando.

Enfim, a edição um do Lanterna Verde que faz parte do Reboot pouco ousado da DC é razoável. Se você não leu, leia, até porque Tropa e Novos Guardiões tiveram bons “começos”.

7 comentários:

  1. Penso que a série Green Lantern está a repousar neste momento... e o artista de serviço, na realidade não é grande coisa mesmo. Mas eu sei que Johns faz sempre isto! Deixa o povo descansar, para depois começar a acelerar novamente!. Esperemos que seja este o caso!
    Tomasi e Pasarin têm feito um excelente trabalho nos GL Corps, neste momento está mais interessante que a série principal, dos New Guardians ainda não li nada (assim como dos Red Lanterns...), mas definitivamente o último título com Lanternas que me encheu foi mesmo Emerald Warriors! Espero que saia rápido a continuação em HC!
    :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha... concordo com os pontos citados e sinceramente não ando muito empolgado, mas ainda espero que em breve surjam boas histórias... até porque, em vários sentidos, o reboot não aconteceu em um bom momento para os Lanternas Verdes... as histórias um caos, tanto para os personagens quanto para os roteiristas que precisam se encontrar no meio dessa enxurrada de acontecimentos e a certar o caminho. Mas como fã dos personagens, aguardo por boas notícias!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Concordo que caiu a revista não anda com um bom rendimento como um todo, agradeço a vocês pelos comentários. Sejam Bem vindos ao meu blog, espero continuar agradando vocês.
    Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Hmmm... Ainda estou esperando algo interessante sair em relação aos Lanternas. Falta só um pouco de criatividade, que dá pra fazer coisas interessantes com esse povo.

    ResponderExcluir
  5. Os Lanternas Verde, Vermelhos, coloridos, estão parecendo pouco ousados, justamente porque assim como o universo do Batman, pouco foram modificados com o reboot, afinal vendiam razoavelmente bem. Parabéns pela análise, amigo!

    ResponderExcluir
  6. As histórias da Tropa e dos Guardiões parece-me até que interessantes, mas acho que o Laterna deveria ter um reboot completo!

    ResponderExcluir
  7. As Histórias estão ficando cansativas, eles poderiam começar a cogitar sobre uma troca de roteirista, quem sabe não melhore.

    ResponderExcluir