domingo, 29 de janeiro de 2012

Hal Jordan

Hal Jordan
filho de um oficial da força aérea, Hal via seu pai pilotar aviões e tinha o sonhe de se tornar um piloto também, em um certo dia Hal viu seu pai morrer em um acidente aereo. Aos 18 anos Hal entrou na força aérea, e logo depois foi para a Ferris aeronautica, o ungariano Abin Sur, Lanterna Verde do setor 2814, num embate mortal com seu inimigo Legião, veio parar moribundo na Terra. À beira da morte, ordenou que o anel procurasse pela Terra um homem valoroso que o sucedesse como o próximo Lanterna Verde do setor 2814. Os fachos de luz encontraram  Hal Jordan . Como Abin Sur estava no limiar de sua vida  , o anel capturou com um facho de luz o piloto de aeronaves,  qual recebeu o anel de poder do Lanterna moribundo. Nesta época, tomou conhecimento da existência de Oa, da Tropa dos Lanternas e dos Guardiões e teve participação decisiva na derrota de Legião. Começou sendo treinado por Kilowog. Após um período de treinamento com Sinestro (Lanterna Verde do setor 1417 do Planeta Korugar, que posteriormente viria a debandar para o mal e perder o poder do anel)Em 1984, recebeu dos Guardiões a punição de um ano de exílio fora da Terra, por ter-se negado a atender um pedido de socorro dos korugarianos. Hal cumpriu o castigo, mas no final do período, foi até Oa, decidido a renunciar à carreira de Lanterna Verde, pretendendo passar período integral com sua amada, Carol Ferris. Os Guardiões então convocaram  John Stewart como seu sucessor. Nesta mesma época, deflagrou-se a chamada "Crise nas Infinitas Terras", mas Jordan não detinha mais o poder do anel e não tomou parte dela. Contudo, um dos Guardiões partidários do grupo que defendia uma ação ofensiva contra o avanço da antimatéria, reconsiderou o desejo de Jordan de tomar parte da luta, e o concedeu um anel reserva, para que tomasse parte do referido grupo, desde que se submetesse às ordens de Guy Gardner. Após desobedecer uma ordem de Gardner, para que assassinasse os guerreiros Trovejantes derrotados, Jordan foi nocauteado e o anel reserva tomado por Gardner, que o deixou para morrer no espaço. Fora salvo pelo grupo de oposição liderado por John Stewart, que estava em seu encalço. Recebeu seu anel original de volta, pois quando Tomar-Re estava moribundo, passou seu anel para John Stewart, fazendo com que o anel original, que estava com Stewart, fosse devolvido a ele. De volta à ativa, encontrou, no entanto, uma vida cotidiana bem diferente, pois agora estava sem emprego e não pôde ingressar novamente na Liga da Justiça da América, pois Guy Gardner já era membro e não permitia seu ingresso.

Hal Jordan (Parallax)
Ao ir  do espaço, Hal encontra onde antes existia Coast City, sua cidade, uma cratera de 19 Km de extensão quadrada de devastação, e acima dela, uma gigantesca estrutura chamada Cidade-Motor, criada pelos vilões Mongul e Superciborg. Os vilões foram derrotados e a estrutura destruída, e uma imensa torre fora erguida no local por Superman para homenagear os 7 milhões de mortos que habitavam Coast City. Mesmo sendo consolado por seus colegas mais chegados, como Superman e Arqueiro Verde, Jordan desejava  intensamente recriar novamente toda sua cidade, vida por vida, com o poder do anel. Porém as normas eram claras: o anel não poderia ser usado em proveito próprio. Ao deparar com a recusa dos Guardiões do Universo em liberar mais poder para que ele realizasse seu intento, Hal Jordan, já totalmente obsecado, decidiu ir até Oa para absorver o poder da Bateria Central à força. No caminho, diversos Lanternas Verdes tentaram detê-lo, mas ele derrotou um por um, tomando os anéis energéticos de todos, anulando o poder dos principais da Tropa e ficando, por sua vez, cada vez mais poderoso. Num último esforço desesperado de se salvar, os Guardiões convocaram Sinestro da dimensão negativa de Qward onde estava aprisionado, e lhe deram um anel de poder. Confiando estar lutando com o Hal Jordan que conhecia, Sinestro o subestimou e foi assassinado por Jordan. Quando Kilowog, um dos mais poderosos Lanternas, amigo de Hal, tentou detê-lo mais uma vez, foi incinerado.  Agora, sem nada que o impedisse, Hal entra dentro da Bateria Central e começa a absorver todo seu poder, saindo de lá mesclado a uma nova entidade, PARALLAX , destruindo, com uma descarga de energia, a vida dos Guardiões restantes, a estrutura da Bateria Central e seu próprio anel. Sem que ele soubesse, contudo, um último Guardião sobrevivera, Ganthet.Retornou a Oa  alguns dias depois, só para preparar uma cilada para diversos heróis que foram até lá para investigar sobre anomalias que vinham ocorrendo. Todos foram derrotados fragorosamente por Parallax, dentre eles, o Lanterna Verde Alan Scott, Guy Gardner, Caçador de Marte Mulher-Maravilha.
Em seguida, com o objetivo de iniciar sua própria reconstrução do Universo, viajou até a linha final do tempo e iniciou diversos bolsões de desestabilização temporal de energia cronal, que vinham acontecendo em sentido decrescente, rumando pelo tempo até o início de tudo. Só foi detido à custa do poder conjunto dos mais fortes heróis e do ser conhecido como Espectro, a fim de enfraquecê-lo. Fora imobilizado pelo Lanterna Kyle Rayner, mas o Arqueiro Verde o alvejou com uma flecha no peito. Todos acharam que ele tinha morrido, mas Jordan aproveitou uma fenda aberta porTempus para uma dimensão atemporal, e formou um vórtice que o levou junto com Rayner a OA. Após lutarem mais um pouco, Jordan conseguiu produzir compaixão em Rayner e este decidiu entregar seu anel a Jordan, que transformou-se novamente em Lanterna Verde. Em seguida, acessou com o anel o núcleo de Oa e começou a absorver energia do planeta. Rayner percebeu o erro cometido e tentou tomar de volta o anel, só conseguindo após derrubar de surpresa, uma câmara funerária em cima de Jordan. A seguir, Kyle Rayner acessou o núcleo do planeta com seu anel, mas desta vez, para sobrecarregar a energia do planeta, que explodiu como uma micronova. Aparentemente, Foi o único sobrevivente desta explosão.
Embora tido como morto, na verdade Jordan se teleportara para outra dimensão. Aparecera novamente semanas depois na casa de Kyle Rayner, a fim de reivindicar para si o anel, iniciando uma luta com Kyle para tomá-lo à força. Ganthet, que estava presente, reuniu os heróis Caçador de Marte, Aquaman, Flash, Gavião Negro e Arqueiro Verde para tentar detê-lo, mas foram derrotados pelo poder de Parallax. Assim que retirou o anel do dedo de Kyle, Jordan converteu-se em Lanterna Verde, contudo Ganthet traz Superman para detê-lo; ambos lutam violentamente, mas Jordan também derrota Superman.  Após decidir assassinar Ganthet, para sugar sua energia, é demovido de sua obsessão por Kyle Rayner, após uma conversa racional; então, devolve o anel a ele e recebe de Ganthet o que tanto desejava, energia extra; o próprio Guardião une-se energeticamente com Jordan e o envia a outra dimensão.
Tempos após, na saga "Noite Final", Ganthet finalmente desfaz sua união energética com Jordan e sai de seu corpo; reconhece o erro dos Guardiões, mas condena os crimes cometidos por Jordan, assassinando todos seus companheiros da Tropa dos Lanternas e oferece a ele um novo anel de Lanterna Verde. Jordan recusa e Ganthet desaparece. A seguir, Jordan sacrifica-se para salvar o Sistema Solar, absorvendo a energia do Sol, como Nova e a essência do Devorador de Sóis. Com duas forças antagônicas dentro de si, Jordan utiliza todo seu poder para controlar e tornar o sol como antes. Uma intensa luz esverdeada, mostraria que o sol ressurgiria dali como era antes do Devorador chegar. Contudo o preço fora alto. Junto com o Devorador de Sóis, Hal Jordan fora consumido pela dimensão energética e aparentemente fora consumido. Na verdade, uma parcela de seu poder de Parallax preservara seu corpo sem vida no interior do sol reativado, lá permanecendo desde então.

Sua alma foi parar no mundo espiritual do Purgatório, junto com as almas de outras pessoas e heróis que lutavam pelo bem, mas cometeram erros. Enquanto na Terra uma destruição era deflagrada com o demônio Asmodel controlando o espírito da vingança Espectro, um grupo de heróis segue até a dimensão espiritual do Paraíso em busca de alguma alma pura para controlar o Espectro. Nenhuma alma foi autorizada a sair de lá, porém o Purgatório foi mostrado como alternativa. Lá, dentre muitos heróis desesperados por realizarem a missão, a fim de que tivessem o direito de sair dali e ir para o Paraíso, o escolhido fora Jordan, ainda sob a influência oculta de Parallax.
Já na terra, Jordan  junta-se aos demais heróis na luta contra o Espectro controlado por Asmodel. Finalmente ele resolve penetrar no corpo etéreo do Espectro e lá dentro luta com Asmodel pelo controle do espírito. Em plena luta, entra também Neron, outro anjo decaído e os 3 lutam pelo controle. O próprio Espectro oferece, então, o controle de seu corpo físico a um dos 3, assim que conhecesse seus objetivos. Ao mesmo tempo, percebe a influência maligna de Parallax na alma de Jordan e resolve escolhê-lo como seu novo controlador. Jordan passa a influenciar o espírito para a redenção, mas uma luta constante entre a natureza original do Espectro, vingança, e o desejo de reconstrução do que é certo de Jordan, permeiam toda a existência de Jordan como Espectro. Graças aos poderes do espírito, Jordan pode criar um corpo material para si, como se fosse o seu mesmo. Nos últimos dias como Espectro, o espírito retomou o controle da prática da vingança e passou a ter maior controle de decisão sobre Jordan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário